quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA A COPA

Prefeita de Natal Micarla de Souza

Núcleos produtivos, turismo e serviços, línguas, construção civil e voluntariado receberão investimentos

Se depender das promessas da prefeita de Natal, Micarla de Souza, e do secretário-adjunto do Trabalho, Alcedo de Melo Júnior, a capital do Rio Grande do Norte estará 100% preparada para receber os turistas durante a Copa 2014.
Segundo Melo Júnior, cinco áreas profissionais e de ação social serão contempladas em um projeto orçado em R$ 100 milhões, que será apresentado ao governo federal, através do Ministério do Trabalho.
“Este projeto vai fazer parte do PAC da Capacitação Profissional para a Copa e será realizado em parceria com o Ministério do Trabalho. Em Natal, nós vamos investir em cinco áreas: núcleos produtivos, ligados principalmente à área de moda e costura, turismo e serviços, línguas, construção civil e voluntariado”, destacou Alcedo. Em quatro anos, cerca de 60 mil profissionais destes setores poderão ser contemplados com cursos.O adjunto da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) revelou ainda que alguns planos de qualificação profissional por setor já estão em andamento em parceria com o Sistema “S” (Sesi, Senai e Senac). “Estamos instalando telecentros para promover cursos à distância. Já inauguramos seis, tudo custeado pela prefeitura.” Ele ressalta ainda que cada entidade do Sistema “S” está formulando propostas independentes para cursos de capacitação profissional até 2014.
“Ao todo, já estão sendo executados vários cursos paralelos, capitaneados pela prefeitura, abrangendo uma gama de vinte diferentes áreas”, lembrou Alcedo. O curso de preparação para voluntários será realizado por último.
“Os voluntários serão muito importantes para receber os turistas que visitarão a cidade no período da Copa. Mas os cursos de capacitação específicos para quem quiser ser voluntário só devem ser promovidos perto do evento. Será nossa última etapa de formação e capacitação”, afirmou Alcedo. Curso de línguasNa área de línguas, a Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e do Lazer está tentando viabilizar para o próximo mês de março um curso de inglês para 10 mil pessoas. Segundo o titular da pasta de esporte da prefeitura, Tertuliano Pinheiro, o objetivo é qualificar a população, principalmente os profissionais ligados ao setor de turismo que vão receber visitantes do mundo inteiro durante o Mundial. Qualquer pessoa poderá se inscrever no curso. Será cobrada uma cesta básica por aluno.A primeira etapa do curso de quatro meses deve abrir inscrições para dois mil alunos. As aulas devem ocorrer no Palácio dos Esportes, que é um ginásio poliesportivo localizado no centro da cidade. Um segundo módulo tem como objetivo assistir oito mil candidatos. “Nesta segunda etapa a prefeitura vai disponibilizar o ginásio Humberto Nesi (Machadinho), que tem uma capacidade bem maior. No final, qualificaríamos dez mil pessoas”, disse Tertuliano, que deve divulgar os detalhes do curso depois do Carnaval. Para ser viabilizado, está sendo formalizada uma parceria entre a prefeitura de Natal, que entra com infraestrutura e logística, um curso nacional de idiomas que presta serviços na cidade, e a Assembleia Legislativa, que seria responsável pela impressão das apostilas. “Quem alcançar 80% de frequência no período de quatro meses receberia um certificado do curso”, revelou o secretário, que prometeu, em breve, divulgar oficialmente todas as informações necessárias para os interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário